Colunistas


Mestre Paixão Côrtes

Um homem que marcou a história
16/07/2019 Marcelo Rayher / Foto: Divulgação
Marcelo Rayher
Marcelo Rayher

Saudações tradicionalistas meus amigos, nestes dias de frio nada melhor do que uma prosa buena e um mate bem cevado, e por certo a charla hoje tem um motivo de honra a ser lembrado por nós gaúchos, pois dia 12 de Julho o Mestre Paixão Côrtes completaria 92 anos de vida e contribuição ao folclore rio grandense!!

Prepara o mate, pois hoje a prosa é sobre um homem a frente de seu tempo!

PAIXÃO CÔRTES: UM HOMEM QUE MARCOU A HISTÓRIA!

Saltava pro mundo no dia 12 de Julho de 1927 um homem que revolucionou o tradicionalismo aqui da nossa terra, cria da fronteira, mais especificamente Santana do Livramento, João Carlos D`Ávila Paixão Cortês foi um folclorista, compositor, radialista e pesquisador.

Pois bueno, porque este homem é um ícone da nossa cultura?

Foi ele que ao ir para a capital Porto Alegre estudar até se formar Agrônomo pela UFRGS, viu que nos grandes centros os costumes do Rio Grande do Sul campesino, simples e altaneiro do interior era esquecido e não tinha valor, por muitas vezes uma pessoa pilchada na Capital era motivo de deboche e até mal visto na sociedade urbana. Esse fenômeno estranho de abandono as origens, se dá devido há alguns motivos um deles é a generalização das culturas, no final da 2° Guerra parte da cultura pop dos EUA tomou proporções mundiais e assim nosso regionalismo acabou perdendo espaço, como outras culturas mundo a fora. Paixão Côrtes assim no Colégio Júlio de Castilhos, juntamente com Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva, e tantos outros saíram em busca de algo inédito, uma pesquisa de campo resgatando as memórias, danças e costumes do povo gaúcho, aonde esses gaúchos genuínos habitavam, uma pesquisa de campo onde os primeiros gravadores, eram suas retinas, lembranças de sons, passos, histórias que de uma forma quase que perfeita moldou nosso tradicionalismo, um trabalho ímpar e de um valor inestimável para todos nós gaúchos e para a nossa identidade.

Mestre, um homem que dedicou sua vida para uma causa mais forte do que seus anseios, quebrando barreiras, tanto é, que em 1948 ele, acompanhados dos seus amigos, fundaram o primeiro Centro de Tradições Gaúchas nos moldes que conhecemos, batizado de "35 CTG", nome este que faz homenagem a 1835, ano de início da Revolução Farroupilha e que está até hoje em pleno funcionamento na Capital Gaúcha. E não para por aí, autor de obras primas, livros que concretizam o saber popular, o folclore da nossa gente, com muitas obras sobre religiosidade, dança, culinária, contos, música e folclore, mesclando arte e cultura no bailar das folhas e dizeres timbrados na história de Paixão Côrtes.

Colorado de coração, time que seu pai e seus tios jogaram nos primeiros anos de fundação do clube, em 2009 foi agraciado com o título de Cônsul Cultural do Sport Club Internacional.

O "eterno laçador" de Antonio Caringi, sim, aquela estátua teve como inspiração em 1954, o homem valente do campo, altaneiro e confiante, fincada na Capital de todos os gaúchos define que Paixão Cortês foi um homem importante, um homem para marcar a história!

Infelizmente, Paixão nos deixou no dia 27 de agosto de 2018, aos 91 anos.

A voz e as lições deste "bigode branco" com certeza serão eternas, pois sua contribuição para o Tradicionalismo Rio Grandense é única!

Salve Paixão!

Um abraço Gauchada, e até breve aqui no nosso Donfa News!

MAIS DO COLUNISTA

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS