Colunistas


Pilates

Audrei C. G. Kober
06/03/2019 Aline Rosiak - Donfa News
Audrei G. C. Kober
Audrei G. C. Kober

Estilo de vida de Pilates


 A vida é movimento e o  Pilates é movimento pela vida.

Baseado na fusão da mente e do corpo onde o foco é despertar do músculo adormecido e das células cerebrais, o Pilates nos dá a oportunidade de viver uma vida em que a lacuna entre o movimento funcional e o pensamento estimulado é superada.

Nos últimos anos o método Pilates vem se tornado cada vez mais conhecido e com milhares de adeptos no Brasil. Mas qual é a origem do Pilates? Então nesse minha primeira coluna vamos com um pouquinho de história

Joseph Pilates o criador do método que leva o seu nome nasceu na Alemanha em 1880. Com sérios problemas de saúde como reumatismo e asma. Dedicou-se ao estudo e prática para a construção de um corpo sadio e forte. Para superar suas limitações tornou-se um expert em vários esportes como ginástica, esqui, esgrima e até mesmo o boxe. Durante esse período ele começou a desenvolver sua filosofia que alia o exercício a saúde, incorporando elementos do ioga e acrobacia fundindo assim, os conceitos de saúde, respiração e exercícios do oriente e ocidente, buscando o equilíbrio entre corpo e mente.

Foi durante a 1ª guerra mundial, na Inglaterra retido em um capo de campo de confinamento, já que era alemão, que Pilates desenvolveu sua técnica. Extremamente observador e inventivo, ele pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar pacientes usando do principio da resistência para tonificar os músculos dos pacientes ainda acamados.

Após a primeira guerra, em 1923 partiu para Nova York. Casado com Clara uma enfermeira, ela incorporou seus exercícios e conceitos beneficiando muitos pacientes.

Seu método foi um sucesso nos Estados Unidos em especial entre bailarinos, que em geral tem muitas lesões, já que o Método Pilates possibilita uma recuperação muito mais rápida.

Pilates procurou os escolas para incentivar seu programa de condicionamento porque acreditava ser seu método bom para a raça humana e igualmente bom para as crianças nas escolas. Mas esse tema sobre os benefícios do Pilates para crianças e na escola vou contar para vocês em um outro post.

Em 1967 Joseph falece deixando seu legado para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre a historia do Pilates, você deve estar se perguntando. E quem é essa colunista?

Sou formada em Educação Física e especialista em Pilates. Com uma vasta experiência em Mat (solo) – que remonta as origens do próprio Pilates. Onde o próprio corpo é utilizado para o condicionamento, respeitando os limites individuais do praticante.

Proprietária do Kinder Pilates® com cursos e especializações nos mais renomados estúdios da América Latina, tenho nesses últimos anos dedicado especial atenção ao Pilates solo (Mat Pilates) para homens, mulheres, gestantes e crianças. 

Quer saber mais? Siga-nos no instagram @audreigiani ou aqui na nossa coluna semanal

Para quem faz, Pilates é muito mais que um método de exercício - é um modo de vida.

MAIS DO COLUNISTA

  • 1

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS