Colunistas


Mat Pilates - Pilates de solo

Técnica usa a força do próprio corpo para a realização de um exercício.
20/04/2019 Fonte: Audrei G.C. Kober
Audrei G. C. Kober
Audrei G. C. Kober

Anterior Próximo

Desde os primeiros anos no Brasil o Mat Pilates faz um imenso sucesso. Essa técnica, diferentemente de outras, não utiliza equipamentos com pesos, correias, barras  e molas para intensificar o exercício, ela usa a força do próprio corpo para a realização de um exercício.

Muitos  alunos em um primeiro momento ficam céticos com os resultados, já que não vão utilizar nenhum equipamento de peso para se exercitar.  Mas depois da primeira aula sentem literalmente a intensidade do exercício no corpo, e não raro ficam impressionados como a partir de técnicas simples é possível fazer uma gama de exercícios pensados no movimento, considerando como sempre as potencialidades individuais.

Nas aulas é possível também utilizar acessórios, tais como faixas elásticas e bolas, no caso das bolas essas devem ser adaptadas conforme a altura do praticante, pois elas influenciam muito no movimento, e se não ajustadas podem ao contrário de trazer benefícios causar lesões. Razão essa, a importância de um acompanhamento profissional especializado.

O Mat Pilates é muito eficaz, de imediato o aluno observa os benefícios nos primeiros dias de prática. De resistência física a estabilização do corpo; os músculos são trabalhados tanto no sentido de alongar quanto de tonificar.

Estudos recentes realizados por Neuro pesquisadores ingleses demostram alterações em nível cerebral. Força, alongamento, equilíbrio e o aumento gradual de complexidade dos movimentos pelo praticante, faz  com que diversas áreas do cérebro também sejam ativadas. 

A conhecida “consciência corporal” (o indivíduo entende o seu movimento) faz com que os movimentos sejam realizados de modo mais preciso com alta eficiência, já que qualquer exercício segue os 6 princípios do movimento do Pilates, que são: concentração, respiração, centralização, controle, precisão e fluidez.

É muito comum quando converso com algumas pessoas observar um, conceito antecipado - o famoso “pré” conceito, quando falo que para fazer o exercício não é necessário colocar de início pesos. Inicialmente trabalhamos com a concentração e entendimento do próprio corpo e do movimento. Gosto de ouvir os comentários de feedback no dia seguinte de minhas aulas de como foi “puxado” e de como estão “doloridos” dos exercícios. E com um sorriso nos lábios respondo: “mas tu apenas usou o teu próprio corpo para te exercitar! Tu vai ver a transformação positiva que vai ser na tua vida conforme tu fizer mais aulas”.

Proprietária do Kinder Pilates® com cursos e especializações nos mais renomados estúdios da América Latina, tenho nesses últimos anos dedicado especial atenção ao Pilates solo (Mat Pilates) para homens, mulheres, gestantes e crianças. 

Quer saber mais? Siga-nos no instagram @audreigiani ou aqui na nossa coluna semanal.

MAIS DO COLUNISTA

  • 1

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS