Colunistas


“Quem pode e quem não pode fazer Pilates?”

Quando se fala em Pilates não existe fronteiras e muito menos limitações.
06/04/2019 Fonte: Audrei G.C. Kober
Audrei G. C. Kober
Audrei G. C. Kober

Nesta semana vou falar um pouco mais sobre o Pilates, na primeira coluna aqui no DonfaNews fiz uma breve introdução sobre quem foi Josef Pilates como o método se desenvolveu e espalhou-se pelo mundo. Para minha alegria, a coluna teve uma repercussão muito além do que todos nós da equipe do DonfaNews esperávamos, com leitores em até outros países como Estados Unidos e Portugal.  Quando se fala em Pilates não existe fronteiras e muito menos limitações. 

Uma das perguntas mais frequentes que me fazem, é: “Quem pode e quem não pode fazer Pilates?”. A resposta é bem simples, não existe restrição para ninguém!!!

O que você pode concluír então? Crianças, adolescentes em fase de crescimento, jovens, adultos e idosos, todos sem qualquer restrição podem fazer. Mas então alguém pode perguntar: Mas eu tenho uma prótese no quadril, posso fazer Pilates? Ou outra pessoa que tem uma lordose? Ou para qualquer outra restrição, a resposta é ... Sim, não somente podem como é aconselhado a praticar.

É claro que cada caso é estudado e avaliado, então será desenvolvido uma prática voltada para as necessidades de cada um. Por isso adoto no Kinder Pìlates® um atendimento individualizado onde focamos 100% na necessidade individual de cada praticante, sempre atento as suas limitações e necessidades tendo assim um resultado muito mais satisfatório, consistente e responsável.

Para a prática usa-se várias estratégias, pois a realidade e necessidade de um idoso por exemplo é muito distinta de uma criança, o mesmo para a de um homem e uma mulher. E nós educadores físicos não somente formados,  mas acreditados com cursos de especialização temos o instrumental prático e teórico para isso.  Para você leitor ter uma ideia, atendo uma menina de 6 anos para o melhoramento de seu condicionamento físico com estratégias lúdicas para que ela pratique “brincando”. Tenho  também uma senhora de 81 anos com sérias restrições motoras com resultados que valem um paper. Digo isso para você ter uma real noção de que idade não restringe ninguém, na realidade  o que restringe é a sua força de vontade, mas nesse quesito “vontade pessoal” nenhum profissional até hoje descobriu como ajudar, isso é algo interno de cada um.  

Mas muitos de vocês, lendo esta coluna agora se perguntam, mas então eu tenho que ter alguma doença para Pilatear? Um grande NÃO é a resposta. Da mesma forma que você vai para uma academia “malhar” você pode praticar Pilates também, concomitantemente. No Pilates o diferencial consiste em conhecer suas potencialidades adquirindo consciência corporal e então fazer os exercícios, a sua medida é o seu corpo. Os riscos de lesões pela prática por excesso de carga ou movimento errado não existe, pois estamos 100% focados no seu movimento e não na carga. Sem falar na melhoria postural, respiratória e claro, uma mais que sensível melhora no Humor. Pois quem exercita o corpo e a mente não guarda rancor.

Tem alguma dúvida, alguma pergunta ou quer compartilhar conosco algum caso? Nos escreva. E claro não esqueça de deixar aqui seus comentários e seguir-nos no Instagram.

MAIS DO COLUNISTA

  • 1

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS