Grêmio perde por 2 a 0 para o Flamengo e se complica na Copa do Brasil
Diante de mais de 50 mil torcedores na Arena na noite dessa quarta-feira (26), o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Flamengo no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. A volta será no dia 16 de agosto, no Maracanã. Para ir às finais do torneio, o Tricolor precisará vencer por três ou mais gols de diferença. Caso devolva o placar, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Gabriel Barbosa abriu o marcador para o Rue teve chance de ampliar a vantagem ainda no primeiro tempo, de pênalti, mas o goleiro gremista, Gabriel Grando, defendeu a cobrança. Na segunda etapa, Kannemann, que já havia recebido cartão amarelo, foi expulso e Thiago Maia fechou o placar, sacramentando a derrota do time gaúcho.
Primeiro tempo
Os minutos iniciais foram movimentados, como se esperava do jogo. O Grêmio logo de cara levou perigo aos 3 minutos, quando Luis Suárez percebeu Matheus Cunha adiantado e tentou mandar por cobertura do meio-campo – a bola viajou até quase chegar à meta, mas por detalhe ela acabou saindo à direita do ângulo. De imediato, o Flamengo teve uma sequência no campo de ataque, com escanteios, mas nada que passasse pela defesa tricolor e por Gabriel Grando.
O Grêmio seguiu buscando criar oportunidades e chegou novamente com 7’. Suárez trabalhou com Carballo na esquerda, que recebeu o passe e fez um cruzamento na área, mas o goleiro carioca segurou. Quatro minutos depois, mais uma chance: após erro na saída de jogo adversária, Villasanti finalizou em cima do arqueiro carioca. Na sobra, Suárez apareceu e tentou encobrir Matheus Cunha, mas a bola passou por sobre a meta.
Em um erro na defesa, a bola ficou com o Flamengo, chegando a Gabriel Barbosa, que mandou em direção a meta tricolor – Grando defendeu em dois tempos, assim como o cruzamento de Bruno Henrique, da esquerda, que veio na sequência, passados 17’.
Os gremistas não ficaram recuados e como resposta, já partiram para o ataque. Da direita, João Pedro avistou Luis Suárez dentro da área, que analisou a jogada e mandou de voleio – mais uma vez a bola não entrou por detalhe.
Aos 32 minutos de bola rolando, o Flamengo conseguiu aproveitar a oportunidade e abriu o placar com Gabriel Barbosa. Wesley acionou Bruno Henrique, que fez um cruzamento rasteiro para o camisa 9, que mandou para o fundo do gol.
Os cariocas tiveram um pênalti a seu favor aos 36’, quando Arrascaeta tentou cruzar e a bola bateu no braço de Bruno Alves. Gabriel Barbosa cobrou e Grando brilhou, defendendo a cobrança do atacante.
A primeira mudança na equipe foi feita na reta final do primeiro tempo, com Ferreira no lugar de Bruno Uvini.
Segundo tempo
O Grêmio voltou para a etapa complementar sem novas trocas. Com 4 minutos de bola rolando, o Tricolor tentou pela esquerda, com Ferreira, Villasanti e Suárez, tentando uma infiltração na área adversária, mas a zaga carioca conseguiu cortar.
Quando o Tricolor chegava pela esquerda, Villasanti foi derrubado com falta. O paraguaio acionou Cristaldo, que fez um cruzamento na área, mas a bola saiu.
Aos 14’, Kannemann, já amarelado durante a partida, acabou levando o seu segundo cartão, sendo expulso. O argentino é desfalque certo no jogo da volta.
Com 20’ jogados, a melhor chance da etapa complementar. Ferreira desceu pela direita, trabalhou com Carballo e seguiu para o meio, onde arrematou, mandando com muito perigo em direção ao gol, mas a bola saiu à esquerda. Três minutos depois, o Flamengo trabalhou de pé em pé até que a bola chegou a Thiago Maia, que cruzou na área, mas acabou morrendo no fundo do gol.
Próximo dos 30’, a bola sobrou para Suárez na área, que chutou, mas a bola desviou na zaga. Na sequência, Bitello também tentou um cruzamento e Reinaldo um cabeceio, após escanteio, mas sem sucesso.
Na reta final da partida, após escanteio, João Pedro recebeu na meia-lua da grande área e acabou arriscando com um chute forte, mas a bola passou por sobre a meta.
Ficha técnica
— Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Nathan), Cristaldo (Gustavo Martins), Bitello (Zinho) e Reinaldo; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
— Flamengo: Matheus Cunha; Wesley (Varela), Fabricio Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Victor Hugo, Éverton Ribeiro (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Allan); Bruno Henrique (Cebolinha) e Gabigol (Pedro). Técnico: Jorge Sampaoli.
— Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Guilherme Dias Camilo (MG). VAR (árbitro de vídeo): Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).