Educação


Comunidades protestam contra o fechamento de escolas em Camaquã

Grupos fazem apelo para que as instituições sigam funcionando
22/10/2022 Portal ClicR

Um grupo de pais e alunos da escola municipal de ensino fundamental, Vicente Garcia, da localidade de Bonito, interior de Camaquã, se reuniu em protesto na manhã desta sexta-feira (21), contra o fechamento da instituição de ensino. O ato ocorreu em frente a escola onde dezenas de pessoas compareceram munidos de cartazes e apelando pela reconsideração da decisão já anunciada pela administração municipal.


Os manifestantes também bloquearam o trânsito da avenida que corta a comunidade. Tratores e veículos foram usados, no intuito de chamar a atenção para as reivindicações.


Na segunda-feira (17) gestores da educação municipal informaram os integrantes dos Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas Otto Laufer e Vicente Garcia que haveriam mudanças no funcionamento das escolas do interior. A proposta é criar dois núcleos de ensino, sendo um deles a unificação das escolas João Beckel, Rui Barbosa e Sílvio Luiz (Núcleo 01) e o outro com as escolas Otto Laufer e Vicente Garcia (Núcleo 02


)A ideia desagradou grande parte de pais, alunos e professores que formam estas comunidades escolares, daí a organização do protesto desta sexta-feira (21) em Bonito. Uma das lideranças da comunidade, o vereador e professor Claiton Silva, levou o assunto para a Câmara Municipal na terça-feira (18) e criticou o planejamento da secretaria municipal de Educação.


Já na quinta-feira (20) também houve protestos de pais, alunos e professores da escola Sylvio Luiz, da comunidade de Vila Aurora. O grupo também se reuniu em frente a instituição exibindo cartazes que indicavam o descontentamento com a decisão.


Aos meios de comunicação local os gestores da educação municipal de Camaquã repetiram o que vinham dizendo durante a semana em justificativa da decisão de unificar as escolas, colocando como principal motivo a diminuição do número de alunos em cada instituição e o alto custo de manutenção das estruturas. Eles dizem ainda que a proposta é baseada em estudos e que a reestruturação tende a melhorar a qualidade do ensino.





Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS