Educação


Cerro Grande do Sul recebe 2º Fórum Intermunicipal de Saúde Mental

Evento aconteceu em setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio
06/10/2022 Portal ClicR

Na última quinta-feira (29), o município de Cerro Grande do Sul (RS) realizou a 2ª edição do Fórum Intermunicipal de Saúde Mental. O evento aconteceu no mês dedicado à prevenção do suicídio e trabalhou o tema “De Setembro a Setembro, Todos Pela Vida”.

Grande público marcou presença no congresso, que ocorreu na Câmara Municipal. Estiveram presentes no local membros da rede de saúde, educação, conselho tutelar e assistência social.

Segundo a Secretária de Saúde, Daniela Fonseca, o fórum atingiu as expectativas dos organizadores. “Saiu tudo exatamente conforme planejado, onde pudemos falar de um tema seríssimo de maneira leve e agradável. Acredito que estamos no caminho certo e que o seminário alcançou o objetivo proposto”, disse.

“Esse seminário foi excelente, tenho recebido muitas mensagens e manifestações positivas, até mesmo questionamentos sobre quando será o próximo evento”, relatou Daniela. No entanto, a data do próximo encontro ainda não foi definida.

Durante o congresso, ocorreram diversas palestras abordando a temática da saúde mental. O primeiro palestrante do dia foi o enfermeiro Jônatas Claro, que falou sobre o assunto “O Alarme do Sentimento Suicida”. Em sua fala, o enfermeiro apontou fatores de risco como história de tentativas de suicídio e autoagressão, histórico de transtorno mental, bullying, cyberbullying, entre outros.


O evento também contou com a participação da psicóloga Rosângela Machado Moreira, especialista em saúde pertencente ao Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Rosângela discursou sobre a intersetorialidade na saúde, bem como o acolhimento e encaminhamento de situações de vulnerabilidade e risco de suicídio em crianças e adolescentes.

O psicólogo e doutorando em educação, Vinicius Cardoso Pasqualin, apresentou ao público exemplos práticos das realidades psicológicas, fortalecendo o papel dos profissionais nas escolas.

Por sua vez, a psicóloga e especialista em luto e suicídio, Tayanne Beltrão Scholze, abordou o sentido de identificação, reconhecimento e empatia, bem como a importância do falar sobre sentimentos.

O profissional de Educação Física, Rodrigo da Silva Souza, trabalhou o tema “O Corpo Alcança o Que a Mente Acredita”, onde falou sobre a necessidade da prática do exercício e atividade física para a saúde mental.

O evento também contou com apresentações musicais de Gustavo Oliveira, Talita Batalha Ribeiro Brasil e do Grupo Tocando e Encantando, do CRAS de Sentinela do Sul.

O encerramento foi realizado pela psicóloga Cristina Wolfle Zenker. Na ocasião, ela realizou a leitura de um texto sobre os comportamentos dos indivíduos na sociedade.

“Saímos mais fortalecidos sobre o papel de cada profissional, bem como a importância do trabalho interdisciplinar e intersetorial no olhar frente às desorganizações psicológicas”, afirmou o enfermeiro Jônatas Claro.

Durante o dia, também aconteceram diversos sorteios de brindes oferecidos pelos comerciantes da região.

O fórum contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Obras, Câmara Municipal e comércio local.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS