Educação


Pedidos de isenção de taxa na inscrição do Enem começam nesta segunda-feira

Os interessados poderão solicitar a gratuidade do valor até o próximo dia 28, exclusivamente pela Página do Participante
17/05/2021 O Sul

O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 começa nesta segunda-feira (17). Os interessados poderão solicitar a gratuidade do valor até o próximo dia 28, exclusivamente pela Página do Participante.

Também começará nesta segunda-feira o período para justificativas de ausência do Enem 2020 para quem deseja fazer o exame em 2021 e pretende solicitar novamente a isenção. A documentação que justifique a falta será recebida até 28 de maio.

Quem pode pedir a isenção do Enem 2021?

A isenção do Enem 2021 pode ser solicitada pelos seguintes participantes:

Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021; estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;

Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com NIS (Número de Identificação Social) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).

E quem pode justificar ausência?

A justificativa do Enem 2020 só é aceita em alguns casos, os quais devem ser comprovados por alguma documentação. Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas serão divulgados em 9 de junho. O Inep aceitará recursos entre os dias 14 e 18 seguintes.

A resposta será dada aos participantes em 25 de junho. Todos que tiverem seus pedidos aprovados (antes ou após recursos) terão que se inscrever normalmente no Enem 2021, em prazo que ainda será informado pelo Inep.

Indecisão do Enem 2021

Os pedidos de isenção começam a ser recebidos logo após uma semana de polêmicas envolvendo o Inep a data de realização do Enem 2021. Uma portaria publicada em 12 de maio com as metas globais do instituto para 2021 deixara de fora a aplicação das provas, o que levantou questionamentos sobre a possibilidade do exame ser realizado somente em 2022.

No dia 13 seguinte, a presidência do CNE (Conselho Nacional de Educação) confirmou que o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, disse em reunião que o Enem 2021 seria realizado em 2022 por falta de orçamento.

À noite, o Inep soltou uma nota afirmando que está fazendo todos os esforços para que o Enem seja aplicado em 2021, negando a afirmação de que as provas estavam confirmadas para 2022, reforçando ainda que o orçamento é suficiente para a realização do exame no tempo previsto. O instituto disse que o cronograma não foi fechado, que está em fase de definição, e que informações serão divulgadas sempre em editais.

Vale lembrar que o Enem 2020 também sofreu adiamento e só foi realizado no ano seguinte, 2021, por causa da pandemia de Covid-19. O Inep informou que o planejamento da edição de 2021 tem como objetivo atender ao requisitos sanitários e garantir a segurança de participantes e colaboradores em sua aplicação.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS