Colunistas


A importância de utilizar o plantio direto

A quantidade de palha sobre o solo e sua distribuição ajudam a avaliar preliminarmente as condições nas quais o plantio direto está se desenvolvendo.
14/08/2019 Neto Lacerda “Fumicultores Unidos” / Fonte de pesquisa: Portal Agrishow Digital
Neto Lacerda - Administrador - Pág Fumicultores Unidos
Neto Lacerda - Administrador - Pág Fumicultores Unidos

Manejo do solo, costuma ser um desafio para produtores rurais. Com a proposta de manter os nutrientes do solo, o plantio direto começou a ser implantado na década de 1940 nos Estados Unidos por Edward H. Faulkner, e três décadas depois chegou ao Brasil, pelas mãos de agricultores paranaenses, segundo o portal Agrishow digital.

Dentre as culturas que se adaptam ao plantio direto podemos listar o plantio de fumo, café, soja, milho, arroz, feijão e trigo. No plantio direto o solo é manuseado apenas durante o plantio. No plantio de tabaco “fumo" semeia adubação verde forma o camaleão, espera crescer e desseca. Não há mais manipulação do terreno depois disso; apenas atenção para o controle de ervas daninhas. Aragem e gradagem são eliminados e a palha fica intacta sobre o solo antes e depois do cultivo.

Plantio direto pode aumentar em até 30% a produtividade, afirma estudo da Embrapa

Muito do sucesso do plantio direto deve-se a palha; das culturas de cobertura na superfície do solo, que junto com os resíduos das culturas principais ou mesmo comerciais oferecem um ambiente favorável para o crescimento vegetal, contribuindo, assim, para uma produção mais estável além da recuperação e manutenção do solo.

Importância da palha no plantio direto

A quantidade de palha sobre o solo e sua distribuição ajudam a avaliar preliminarmente as condições nas quais o plantio direto está se desenvolvendo. Aproximadamente seis toneladas por hectare quadrado são consideradas quantidade adequada ao plantio direto.

Cobrindo o solo, a palha impede o impacto direto das gotas de chuva com o terreno, impede o escorrimento superficial da água e o arrastamento de partículas do solo pela enxurrada – o que reduz a erosão , também protege o solo do vento e raios solares, diminui taxa de evaporação, o que permite melhor infiltração e armazenamento de água pelo solo.

De composição lenta e gradativa, a palha aumenta a matéria orgânica no solo, que é fonte de energia para microorganismos; com aumento da atividade microbiana, aliada à mineralização, há maior oferta de nutrientes para as plantas. As principais fontes de palha são as gramíneas como sorgo, milheto, milho, aveia-preta, aveia-branca, centeio, trigo, arroz e triticale.

Por fim resumindo a importância do plantio direto nas lavouras em todas asculturas está cada vez mais frequente, pois um solo coberto é um solo rico em matéria orgânica, humos feito junto a minhoca é uma perfeita adubação para todas as culturas principalmente o fumo.

Lembrando que um solo rico em matéria orgânica também deve estar bem corrigido, mas isso vamos falar em uma próxima oportunidade.

MAIS DO COLUNISTA

  • 1

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS