Pudim saboroso, suave e sem furinhos
Pudim é um doce quase unânime. Dificilmente tu vais encontrar alguém que não goste dele. De origem portuguesa, a história conta que a sobremesa foi inventada por um abade português, cargo superior dos monges de uma abadia. Ele não divulgava a receita, mas como a sobremesa acabou se tornou um grande sucesso, vários confeiteiros tentaram copiar.
Originalmente levava açúcar e não levava gordura. Para dar a estrutura, ovos, amido de milho e até fécula de batata eram acrescentados. As receitas evoluíram com o passar do tempo, até que chegássemos à receita popularmente conhecida e amada no Brasil: o pudim de leite condensado!
Saboroso, suave e zero furinhos, o pudim de leite condensado vai ganhar o teu coração.
Pudim de leite condensado
Ingredientes:
2 latas de leite condensado;
3 ovos;
1 medida da lata de leite condensado de leite;
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha;
1 xícara de açúcar;
1/3 de xícara de água;
Ah, tu também vais precisar de papel alumínio.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200° graus.
Para o caramelo:
Em fogo médio, coloque a forma de pudim na boca do fogão com o açúcar e a água. Mexa até o açúcar dissolver completamente. Baixe o fogo e mexa até o caramelo se formar. Lembrando que o caramelo muito claro fica doce demais, enquanto o muito escuro fica amargo. O ideal é o caramelo na cor âmbar. O segredo é não tirar o olho da forma até chegar na coloração desejada. Com cuidado, espalhe o caramelo pela forma e reserve.
Para o pudim:
Em um liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite e o extrato de baunilha, até obter uma mistura bem homogênea.
Coe a mistura e transfira para a forma caramelizada. Cubra a forma com papel alumínio. Coloque a forma com o pudim dentro de uma forma retangular com água quente e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. O pudim está pronto quando espetar uma faca ou palito e sair limpo.
Retire do forno e deixe amornar. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.
Não estranhe se o pudim parecer mole demais, ele ganha consistência quando estiver gelado.
O pudim fica lisinho e cremoso.