Ação Social


Bolsonaro defende releitura da ditadura militar no cinema e questiona: "Há quanto tempo a gente não faz um bom filme no país?"

Em live nas redes sociais, presidente afirmou que não cabe à indústria nacional fazer filmes que abordem a "questão da ideologia"
27/12/2019 GaúchaZH

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) questionou nesta quinta-feira (26) a qualidade da atual produção audiovisual brasileira e ressaltou que a chamada Cota de Tela pode ser zerada com a melhora dos filmes nacionais.

Nesta semana, o presidente renovou a Cota de Tela, medida que estabelece um número mínimo de filmes nacionais que devem ser exibidos pelas salas de cinema. A iniciativa evita que filmes estrangeiros façam ocupações predatórias.

Em live nas redes sociais, Bolsonaro defendeu que sejam feitas no Brasil produções que interessem à população como um todo, "e não às minorias". E defendeu uma diminuição gradual da Cota de Telas.

 — Obviamente que, fazendo bons filmes, não vamos precisar de cota mais. Há quanto tempo a gente não faz um bom filme, não é? Vamos fazer filmes da história do Brasil, da nossa cultura e arte, que interessa a população como um todo e não às minorias — disse.

Apesar da crítica do presidente, o cinema nacional teve reconhecimento internacional neste ano. Em maio, o Festival de Cannes, o mais importante do mundo, concedeu troféus inéditos a Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e a A Vida Invisível, de Karim Aïnouz.

Muitos analistas creditam esse florescimento a uma série de políticas públicas implementadas no país a partir dos anos 1990, depois do "apagão" da produção nacional durante o governo de Fernando Collor, e que estão novamente em risco na atual gestão.

Ainda na live, Bolsonaro pregou que, a partir de agora, não cabe à indústria nacional fazer filmes que abordem a "questão da ideologia" e defendeu uma releitura do período da ditadura militar. Na avaliação dele, as produções sobre o assunto tinham "mentiras" sobre o passado.

— Os filmes que estamos fazendo a partir de agora não vão ter mais a questão de ideologia, aquelas mentiras todas de histórias passadas, falando do período de 1964 a 1985. É sempre fazendo a cabeça da população como se esse pessoal da esquerda foi o mais puro, ético e moral do mundo. E o resto como se fosse o resto — afirmou.

Sobre a destinação de recursos para produções nacionais, o presidente disse que não está "censurando nada", mas defendeu que não se use mais recursos públicos para a peças de audiovisual.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS