Governo quer bloquear “venda casada” nas operações de crédito rural
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro da Justiça, Sergio Moro, assinam, nesta quarta-feira 16, acordo de cooperação técnica para promover ações conjuntas visando prevenir a ocorrência da chamada “venda casada” na tomada de crédito agrícola.
O acordo, que será assinado às 10h30, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem duração de 24 meses, com possibilidade de renovação.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) também assinam o acordo.
Com a iniciativa conjunta, os ministérios buscam estimular o produtor rural a denunciar a venda casada. Para não prejudicar o relacionamento dos agricultores com o banco, o acordo prevê melhorias no canal www.consumidor.gov.br e a criação de novos meios eletrônicos de denúncias anônimas por meio de associações de classe.
Serviço:
Assinatura de acordo de cooperação técnica para evitar “venda casada” no crédito rural
Data: 16/10/2019
Horário: 10h30
Local: Auditório Olacyr de Moraes – Mapa – Esplanada dos Ministérios – Bloco D
Do Mapa