Ação Social


Como Porto Alegre vai usar inteligência artificial para tentar melhorar o trânsito na cidade

Parceria com a 99 vai integrar sistema em tempo real aos dados da EPTC para otimizar os semáforos da Capital
15/10/2019 Gaúcha ZH/ Bibiana Dihl

Inteligência artificial será a palavra-chave nos corredores da prefeitura de Porto Alegre nos próximos meses. Através de um sistema desenvolvido pela empresa 99, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai buscar melhorar o fluxo do trânsito na Capital.

O chamado Mapa da Fluidez é um sistema gerado a partir do GPS de motoristas de aplicativos ligados à 99. Sempre que eles estão em deslocamento, o mapa é gerado automaticamente com dados como a velocidade média do motorista, os pontos em que estão parados e os semáforos onde há maiores atrasos. Atualmente, Porto Alegre conta com 1.399 semáforos e 2,8 mil quilômetros de vias — os itens considerados mais importantes estão representados no mapa.

O Mapa da Fluidez está coletando dados desde julho e deve estar disponível para utilização pelos agentes nos próximos dias. O sistema, em tempo real — com atraso de poucos minutos —, ficará disponível na central de monitoramento da EPTC, e os agentes poderão agir com base em informações sempre atualizadas. Hoje, para se ter uma ideia, as intervenções no trânsito são feitas com base em rondas e câmeras da EPTC.

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— É uma plataforma interativa. Vai ajudar a melhorar a desenvoltura das ações da EPTC junto aos cidadãos — comemora o diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger.

O grande trunfo da parceria entre prefeitura e 99, no entanto, deve estar disponível até o fim do ano. Os dados coletados pelo Mapa da Fluidez serão integrados à programação semafórica da EPTC, que também está disposta em um sistema próprio. Assim, o sistema passará a fazer sugestões de como melhorar o trânsito, como pontos onde as sinaleiras necessitam maior ou menor tempo de "verde". A decisão final continuará sendo da EPTC:

— A gente vai utilizar a ferramenta para otimizar as programações semafóricas, baseados nos dados em tempo real. É uma riqueza de informações que nos permite, também, fazer uma análise do antes e depois das medidas implantadas. Podemos observar que determinada mudança não deu certo, por exemplo, e fazer a mudança — complementa o gerente de inovação da EPTC, Augusto Langer.

Primeira cidade fora da China a receber o recurso

A parceria entre a prefeitura e a 99 não gera custos ao Executivo, já que foi feita por meio de um acordo de cooperação técnica. Porto Alegre será a primeira cidade fora da China a receber o recurso — no país oriental, cerca de 20 municípios já utilizam a ferramenta.

Na China, os resultados apontam para uma melhora em pouco mais de 20% na fluidez do trânsito.  No país pioneiro, no entanto, os tempos de semáforos são modificados automaticamente, com base na análise de dados do sistema.

A expectativa é de que os bons resultados possam ser trazidos para Porto Alegre:

— Se a gente conseguir trazer toda a capacidade desta ferramenta para cá, estaremos contribuindo para a melhora do trânsito na cidade. A 99, com isso, não só dá um retorno para a cidade e ajuda na construção de políticas públicas, mas ajuda a construir um ambiente de transportes que é vantajoso para a empresa — explica o gerente de políticas públicas e pesquisa da 99, Miguel Jacob.

As três principais vantagens

Ações mais rápidas

Através do monitoramento em tempo real, será possível fazer com que os agentes tomem ações mais rápidas para resolver os problemas no trânsito. Como o Mapa da Fluidez estará disponível na central de monitoramento da EPTC, as informações poderão ser repassadas com mais facilidade. Deve estar disponível para uso em pouco tempo.

Observar o antes e depois

Como o sistema coleta dados desde julho, algumas medidas tomadas pela EPTC poderão ter seu efeito observado através do mapa inteligente. É o caso, por exemplo, dos corredores exclusivos para ônibus que estão sendo implantados. Depois de determinado tempo de uso, a EPTC fará a análise dos resultados.

Otimizar o tempo dos semáforos

Esta é a ação considerada principal e que deve estar disponível até o fim do ano. O Mapa da Fluidez será integrado à programação semafórica da cidade. A nova versão vai oferecer uma análise inteligente dos tempos de "verde" e sincronismo das sinaleiras, oferecendo sugestões para melhorar o trânsito.   

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