Churrasco para 2 mil pessoas é distribuído gratuitamente no centro de Porto Alegre
Ação social faz parte das comemorações dos quatro anos do projeto Cozinheiros do Bem
Mais de 600 quilos de carne são servidos em um grande churrasco sob o Viaduto da Conceição, na Avenida Alberto Bins, no Centro de Porto Alegre, neste sábado (12). O almoço especial comemora as mais de 1 milhão de marmitas servidas nos últimos quatro anos pelo projeto social Cozinheiros do Bem. A previsão é servir pelo menos 2 mil pessoas somente neste feriado de Nossa Senhora Aparecida.
Fundado em setembro de 2015 pelo casal Júlio Ritta e Patrícia Stein, o Cozinheiros do Bem prepara almoços somente com alimentos doados e distribui as marmitas gratuitamente a moradores de rua da Capital.
Mais de 300 voluntários fazem parte do projeto. Eles se revezam na coleta dos produtos, no preparo, na distribuição e na limpeza. As ações são organizadas pela internet. Todos os itens necessários para cada refeição são listados em planilhas. Para arrecadar recursos, o grupo também vende camisetas por R$ 60, que podem ser adquiridas na página oficial.
Neste sábado, o trecho da Avenida Alberto Bins, entre as ruas Barros Cassal e Coronel Vicente, ficará fechado para o trânsito até o final da tarde. A mobilização sob o Viaduto da Conceição começou por volta das 7h30min e prometia seguir até 17h. Além do churrasco, serão distribuídos 2,3 mil pães de alho, arroz, salada de batata e mais de 2 mil fatias de bolo com recheio de ganache, brigadeiro e côco e revestido com brownies.
Filha dos idealizadores, Juliana Stein, 18 anos, estava animada com a participação de centenas de ajudantes. Mesmo acompanhando os pais desde as primeiras ações, Juliana decidiu apenas em 2017 assumir uma função dentro do projeto.
— Estamos sempre buscando parceiros e trabalhamos muito, mas tudo vale a pena quando vemos a alegria no rosto dos que recebem o almoço – comentou, enquanto conferia na planilha a chegada de novos voluntários.
Assim como Juliana, a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Natalia Rodriguez, 14 anos, admite não saber mais viver os sábados sem ajudar na ação social. Junto com a mãe, Denise Rodriguez, 53 anos, fotógrafa do evento há dois anos, e a irmã, a estudante Bruna Rodriguez, 27 anos, a adolescente faz questão de trocar qualquer outro evento para participar do projeto. Neste sábado, ela ficou responsável por organizar as camadas do bolo.
– Fazer algo solidário me dá muita satisfação como ser humano. Saio daqui sempre mais feliz. Acho que a gente ganha mais do aqueles que estamos ajudando – resumiu a estudante.
Atualmente, o grupo mantém uma sede no Centro Histórico, alugada desde maio. Porém, os voluntários precisam de doações para manter as despesas com o aluguel, água e luz da casa – pelo menos, R$ 2 mil mensais.

Churrasqueiras foram montadas sob o viaduto Aline Custódio / Agência RBS
Onde e quando
- As ações acontecem nos seguintes dias e horários:
- Viaduto da Conceição: sábados, a partir das 10h
- Viaduto Obirici: domingos, a partir das 10h
Quer ser voluntário ou ajudar com doações?
WhatsApp: (51) 984480325 (51) 998532190