Agricultura


Formato de ninho de joão-de-barro chama a atenção no interior; biólogo explica

Inovador: ninho peculiar feito pelo joão-de-barro chamou a atenção de moradores em uma propriedade de Linha Capão Grande
20/10/2023 GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Era uma típica manhã para o agricultor Guilherme Jessof, morador de Linha Capão Grande, interior de Venâncio Aires. Após realizar as tarefas em sua propriedade, saiu para prestar serviços aos vizinhos quando se deparou com uma casa de joão-de-barro em uma cerca. Apesar de a presença da ave ser bastante comum na região, o abrigo chamou a sua atenção por uma peculiaridade: a porta de entrada não havia sido construída na lateral da moradia, mas no topo. Normalmente, o acesso fica na direção contrária ao vento e à chuva, diferente desta.

Impressionado com a cena, Jessof resolveu fotografar o ninho e publicar as imagens nas redes sociais no início desta semana. “Ninguém havia visto uma casa assim por aqui. Chamou a atenção de todo mundo”, conta. A publicação viralizou rapidamente, gerando dezenas de curtidas e comentários, e foi compartilhada mais de 240 vezes. “Esse joão-de-barro não teve aula de engenharia”, comentou um dos seguidores, enquanto outro sugeriu, em tom de brincadeira, fazer um toldo para o casal de aves não se molhar.

Erro de iniciante, diz professor

O biólogo Andreas Köhler, professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), confirma que a localização da porta de entrada da casa foge ao padrão das construções feitas pelo joão-de-barro. “É esquisito, com certeza”, pondera. No entanto, não é a primeira vez que Köhler se depara com uma obra assim, embora não tenha servido de morada para o casal de aves. “Não saiu como deveria e não poderia ser usada para a fêmea chocar os ovos”, explica.

Para o professor, o fato de a entrada estar no topo indica que a obra pode ter sido feita por um macho mais novo, sem experiência para erguer uma casa da maneira correta. Köhler ressalta ainda que, diante do volume de chuva registrado nos últimos dias, ela pode ser destruída ou ficar inundada. Porém, até o momento, a construção permanece intacta e Jessof avistou, nessa terça-feira, a ave “faceira” em cima de sua obra.

E não é só o lar que o joão-de-barro pode ter perdido. Exigente, a fêmea não costuma ficar satisfeita quando o resultado dá errado, colocando o companheiro em uma situação delicada. “Duvido que ela tenha aceitado o ninho para chocar os ovos na chuva. E, quando não aceita, tem duas opções: ou faz uma casa nova que agrade a fêmea ou ela vai procurar outro companheiro”, finaliza.

 

️ Siga nossas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/donfanews?mibextid=ZbWKwL

Instagram: https://instagram.com/donfanews?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS