Agricultura


Ministro da Agricultura deverá defender cadeia do tabaco na COP-10

Deputados estaduais e federais do Rio Grande do Sul levaram amplo documento para sustentar a defesa da cadeia fumageira
19/10/2023 Assessoria de Imprensa

Na quarta-feira (18), em Brasília, aconteceu uma reunião com deputados estaduais e federais gaúchos e o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). Ele afirmou aos parlamentares que terá uma voz ativa em defesa do plantio, do comércio e da indústria da cadeia produtiva do tabaco durante a 10ª Conferência das Partes (COP-10).

 Diferentemente de edições anteriores, o Ministro assegurou que a pasta não adotará uma posição de neutralidade, mas sim uma postura ativa em defesa do plantio, comércio e indústria da cadeia produtiva do tabaco.

 Na reunião, Fávaro também enfatizou seu compromisso em garantir a proteção integral à agricultura, cultura, indústria e comércio, inclusive defendendo a regulamentação do tabaco aquecido e do cigarro eletrônico.

 De acordo com o Ministro, ele explicou que oficiará o Ministério da Saúde, a CONIC e outros ministérios, para garantir que o Brasil não adote uma posição contrária na COP-10 e, no mínimo, permaneça neutro. “Mas eu serei uma voz ativa do setor” garantiu Fávaro.

 Na avaliação do deputado estadual Marcus Vinícius (PP), que liderou a subcomissão em defesa do setor produtivo do tabaco e o acompanhamento da COP-10 na Assembleia Legislativa do RS, os encaminhamentos foram oportunos.

 “Tínhamos um receio do posicionamento do governo federal, que inclusive já havia veiculado campanhas categorizando ‘plante comida e não tabaco’, desvalorizando o produtor e essa cadeia produtiva secular, honesta e rentável. É fundamental sabermos que o Ministro se posicionará dessa forma”, avalia

 Durante a reunião, Marcus Vinícius também entregou o relatório produzido pelo parlamento gaúcho sobre o setor produtivo. O deputado explicou que o grupo de trabalho percorreu os municípios gaúchos ouvindo produtores, entidades e lideranças. “É um retrato de como o setor se encontra. E esse setor precisa e quer ter voz na COP-10”, disse Marcus Vinícius.

 Ministro assegura que deputados terão acesso ao evento

De forma inédita, Fávaro garantiu aos deputados que também oficiará o Ministro das Relações Institucionais do Brasil, Alexandre Padilha (PT), e também o responsável pelo Itamaraty, para que garanta o acesso da delegação brasileira ao evento.

 A delegação, de acordo com Fávaro, não seria apenas dos representantes do governo federal, mas sim da garantia da participação de parlamentares e representantes do setor. O Ministro, no entanto, solicitou que a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do RS forneçam à pasta uma relação de nomes de deputados que manifestam interesse em representar a comitiva.

 

Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa RS

 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS