Política


Ministros de Lula devem ser anunciados no começo de dezembro; saiba quem são os cotados

Mercado financeiro está pressionando Lula para anunciar os nomes dos ministros
25/11/2022 O Sul

Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes da equipe de transição afirmaram que ele deve anunciar os ministros do novo governo por volta do dia 10 de dezembro.

Apesar da pressão do mercado para que os integrantes da equipe econômica sejam divulgados o quanto antes, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse na quinta-feira (24) que é preciso “respeitar o tempo de Lula, de avaliar quem ele quer nos ministérios, até porque isso é uma responsabilidade muito grande”.

A necessidade de definição dos nomes por Lula vem em meio aos desafios de articulação política para conseguir avançar com a PEC (proposta de emenda à Constituição) apresentada pelo novo governo no Congresso Nacional para abrir espaço no orçamento além do teto de gastos e, também, com o andamento dos trabalhos dos grupos técnicos da equipe de transição.

Os grupos têm até o dia 30 deste mês para apresentar o relatório preliminar dos seus temas, com diagnósticos dos setores. O prazo para entregar o relatório final termina em 11 de dezembro.

Enquanto os nomes não são anunciados oficialmente, nos bastidores alguns ganham maior protagonismo. Um dos cotados para chefiar o Ministério do Planejamento é Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos “pais” do Plano Real.

Para a pasta da Economia, o nome mais forte neste momento é o de Fernando Haddad. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional tem sido cobiçado por pelo menos três partidos, além do próprio PT: MDB, PSD e Solidariedade. Marília Arraes (Solidariedade), nomeada recentemente para o grupo técnico, começou a ganhar força para comandar a pasta.

Para o Ministério da Agricultura, entre os principais cotados está o senador Carlos Fávaro (PSD). Na pasta da Justiça e Segurança Pública, que deve ser desmembrada, o senador eleito Flávio Dino (PSB) tem sido ventilado para chefiar um dos ministérios.

Na nova gestão, a Esplanada dos Ministérios será ampliada e pode chegar a até 34 pastas.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS