Geral


Observatório registra primeiro grande meteoro bólido de 2022 sobre o RS

Ingresso na atmosfera teve duração de 5 segundos e se extinguiu sobre Capão da Canoa. Segundo o professor Carlos Jung, magnitude é a maior registrada até este momento no ano.
04/10/2022 O Sul

O Observatório Heller & Jung registrou, na madrugada de segunda-feira (3), a passagem de um meteoro bólido sobre o Rio Grande do Sul. Ele ingressou na atmosfera às 2h26 aproximadamente sobre Capão da Canoa, no Litoral Norte.

"A magnitude deste meteoro é a maior registrada até este momento no ano de 2022, atingindo -9", explica o professor Carlos Jung.

O bólido faz parte da chuva October Gamma Puppids. Ele entrou na atmosfera a 107,1 km e foi extinto a 81,8 km. Segundo o professor, o meteoro teve duração de 5 segundos.

A imagem foi captada por uma câmera instalada em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, à zênite, termo técnico da astronomia que designa o ponto interceptado por um eixo vertical traçado a partir da cabeça de um observador até a esfera celeste. "Como se estivesse olhando 100% para cima", simplifica Jung.

Magnitude

A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude. Os valores de magnitude aparente dos objetos podem variar entre -27 até +30, de acordo com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. O Sol, por exemplo, com magnitude aparente de -27, é o objeto mais brilhante no céu.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS