CEEE Equatorial forma 13 pilotos de drones para inspeções de linhas de energia
O Grupo Equatorial Energia finalizou, no início de agosto de 2022, a formação de 60 pilotos de drones para inspeções de linhas de transmissão em redes de média e alta tensão da companhia de energia. Os colaboradores treinaram mais de 130 horas, com o objetivo de trazer maior qualidade e continuidade no fornecimento de energia.
Com isso, a empresa soma 100 profissionais capacitados e treinados desde agosto de 2019 em todas as seis concessões, que poderão utilizar cerca de 30 drones nas unidades do grupo.
Na CEEE Grupo Equatorial, concessionária que atende 1,8 milhão de clientes em 72 municípios do Rio Grande do Sul, 13 funcionários participaram do projeto, com o treinamento sendo realizado na região Sul, em linhas de transmissão próximas às cidades de Pelotas, Morro Redondo e Canguçu e que atendem à cerca de 190 mil clientes.
Os novos pilotos, agora, poderão executar operações nos aproximadamente 60 mil km de redes de média e baixa tensão e na verificação dos aproximadamente 800 mil postes e 40 mil transformadores e equipamentos da companhia de energia.
“O drone, acima de tudo, é um equipamento digital e panorâmico e trará maior confiabilidade nas avaliações das redes, podendo detectar defeitos de forma mais rápida e, permitindo assim, o diagnóstico e o levantamento mais rápido dos equipamentos necessários para a solução de cada caso”, afirma Júlio Hofer, Superintendente Técnico da CEEE Grupo Equatorial.