Saiba quem vai, quem não vai ou nem foi convidado para o funeral da rainha Elizabeth II
O funeral da rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos e foi a mais longeva monarca britânica, deve reunir em Londres, na segunda-feira (19), uma grande quantidade de líderes internacionais e chefes de Estado e de governo, além de membros da realeza de diferentes países.
Ao longo desta semana, convites foram enviados pelas autoridades britânicas para todos os cantos do mundo. O presidente Jair Bolsonaro mandou, no último domingo (11), o Itamaraty confirmar a sua presença no evento, que acontecerá na Abadia de Westminster. A igreja tem espaço para cerca de 2.200 pessoas.
Confirmados
Entre os que já são presença certa na cerimônia, estão membros de famílias reais europeias. O rei Felipe e a rainha Letizia da Espanha irão à Abadia de Westminster, por exemplo, assim como suas contrapartes belgas, o rei e a rainha Phillipe e Mathilde. O rei Willem-Alexander, da Holanda, e sua mulher, a rainha Maxima, também estarão na igreja na segunda-feira.
Famílias reais da Noruega, Suécia, Dinamarca e Mônaco também confirmaram presença. Membros da realeza de fora da Europa também deverão ir ao funeral: o governo japonês anunciou que o imperador Naruhito estará em Westminster.
Governantes de nações da Comunidade Britânica, das quais 14 têm o monarca britânico como chefe de Estado, também deverão comparecer. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, já confirmaram que estarão no funeral.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e sua mulher irão ao funeral, segundo a Casa Branca. Não se sabe se outros ex-presidentes do país foram também convidados.
A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, e o presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, também aceitaram o convite.
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também irão. O presidente francês, Emmanuel Macron, também deverá estar na Abadia de Westminster, assim como o chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan.
Não irão
A Índia será representada pelo seu atual presidente, Droupadi Murmu, e não pelo primeiro-ministro Narendra Modi. O Irã estará representado no funeral por seus representantes diplomáticos no Reino Unido, e nenhuma liderança do país comparecerá.
Ainda não se sabe se o presidente chinês, Xi Jinping, irá ao funeral. Nesta semana, ele faz as suas primeira viagens internacionais desde o início da pandemia de Covid, visitando o Cazaquistão e o Uzbequistão.
Sem convite
Líderes da Venezuela, Síria, Afeganistão, Rússia, Bielorrússia e Miammar não foram convidadas pelo governo britânico. Coreia do Norte e Nicarágua foram orientadas a enviarem apenas seus embaixadores ao funeral.