Menino de 10 anos morre após participar de desafio na internet
Um novo desafio que circula pelas redes sociais on-line chama atenção e gera alerta para as famílias após uma criança de 10 anos morrer em Belo Horizonte. O menino faleceu nessa quinta-feira (25) depois de participar do “desafio do desodorante”.
De acordo com a família de João Vitor Santos Mapa, ele estava em casa, no bairro Pirajá, na região nordeste da capital mineira e tudo parecia normal. O menino teria se escondido no guarda-roupas, onde aspirou o conteúdo do frasco.
A criança foi encontrada por um dos irmãos. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas não teve tempo de realizar o socorro. Os médicos constataram que João teve uma parada cardiorrespiratória.
O desafio do desodorante se popularizou nas redes sociais desde o ano de 2018. Outras crianças e adolescentes já morreram devido a inalação do produto tóxico.
Os participantes deste desafio, em uma das modalidades, precisam inalar o conteúdo de um frasco de desodorante. Vence o desafio quem inalar mais produto e ficar mais tempo com a boca fechada. Além disso, os desafiados devem mostrar a ação em um vídeo, para comprovar a resistência.
Em outros casos registrados na polícia, as crianças são orientadas a apertarem o frasco do aerosol próximo a pele. Diversas crianças ficaram com lesões de queimadura espalhadas pelo corpo após participar do desafio.
A morte de mais uma criança devido a desafios em redes sociais, reforça o quanto os pais e responsáveis devem ficar atentos ao tipo de conteúdo que as crianças e adolescentes estão consumindo na internet.