Geral


Projetos de estruturação social e produtiva valorizam e incentivam famílias rurais

Famílias são assistidas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar
20/06/2022 Portal ClicR

Famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, na faixa de extrema pobreza, são uma realidade no meio rural e muitas vezes este público acaba por viver à margem da sociedade e até mesmo da comunidade local. A Emater/RS-Ascar vem atuando na aplicação de ações e políticas públicas que valorizam essas famílias e incentivam elas a adotarem melhores práticas de produção, visando principalmente a segurança e soberania alimentar e o incremento na renda.


Uma das políticas públicas que vem desempenhando um importante papel no combate à extrema pobreza e na criação de oportunidades para famílias rurais em situação de vulnerabilidade em Cristal é o Programa de Fomento às atividades Produtivas Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que é executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).


No município, estão sendo contempladas pelo programa 28 famílias, dentre agricultores familiares, indígenas e quilombolas. O trabalho começou pelo diagnóstico com cada família para identificação da situação, dificuldades, potencialidades e objetivos, seguido da elaboração de um projeto por unidade produtiva familiar, buscando respeitar os aspectos culturais e econômicos envolvidos, no que tange à organização do trabalho familiar e a dinamicidade das suas redes societárias de cooperação para a produção (agrícola e não agrícola).


Os projetos contemplam também as demandas de todos os membros da unidade produtiva, incluindo mulheres, jovens e idosos. O acompanhamento do projeto conta com visitas técnicas e atividades coletivas (dias de campo, cursos, oficinas e reuniões). Além da elaboração de um projeto e da assistência técnica, um dos principais incentivos é a disponibilização de recurso a fundo perdido no valor de R$ 2.400,00 por família, que possibilita a compra dos materiais necessários.


Os projetos podem ser simples, envolvendo atividades agrícolas (criação de pequenos animais, cultivo de hortas e etc.) ou não agrícolas (artesanato, salão de beleza, produção de polpas, ateliê de costura e etc.), ou combinados, somando mais de uma atividade (horticultura e panificação, por exemplo). Dos 28 projetos simples ou combinados desenvolvidos em Cristal a maioria escolhida tem como tema avicultura colonial, horticultura, fruticultura e panificação, mas também foram pedidos benefícios para o investimento em saneamento básico, artesanato/costura, apicultura e suinocultura.


 A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar em Cristal Noêmia Richter comenta que dentre os muitos resultados inspiradores está o alcançado pelo casal Mariluz Lopes e Laércio Alves. Eles têm uma propriedade de dois hectares e decidiram tecnificar e ampliar a produção de olerícolas, investindo o recurso na compra de um tratorito motocultivador. Com o equipamento ele conseguiu diminuir a penosidade do trabalho, ampliar significativamente a produção para comercialização local e ainda para venda aos programas institucionais Pnae e PAA.


Outras famílias também obtiveram resultados significativos por meio do Programa Fomento, com a ampliação ou diversificação da produção de alimentos e das atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, avançando assim na superação da situação de pobreza. Além disso, a melhoria da autoestima das famílias e o protagonismo de jovens e mulheres são importantes resultados alcançados.


Este trabalho vem sendo constantemente construído e aprimorado por meio da atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERs), poder público, produtores e comunidades, na busca por alternativas de produção e melhoria da qualidade de vida. 


Para saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater/RS-Ascar pode oferecer, basta entrar em contato com o escritório municipal mais próximo.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS