Agricultura


Cerro Grande do Sul emite alerta de vacina contra raiva herbívora em bovinos

Casos suspeitos da doença estão sendo monitorados
02/05/2022 Portal ClicR

O setor de Inspetoria Veterinária e Zootecnia (IVZ) da secretaria municipal de Agricultura de Cerro Grande do Sul alertou esta semana para a importância da vacinação de bovinos contra a raiva de herbívoros. A doença é transmitida por morcegos hematófagos, também conhecidos como morcegos vampiros.


A técnica agrícola, Taciane Silva que trabalha no setor, informou que ainda não há confirmação de casos no município este ano, contudo existe a suspeita a partir da morte de dois animais nas localidades de Linha Espanhola e Linha Italiana, recentemente, de que possam ter sido vítimas da doença.


Atualmente um criador do município, que já perdeu outros animais, tinha em sua propriedade um bovino com sintomas da doença. O animal foi monitorado pelo proprietário e pelos profissionais da IVZ que colheram amostra de material para a realização de exames. O resultado deve sair em cerca de uma semana.


Taciane explica também que o alerta da vacina é importante sobretudo pela aproximação do inverno quando se registra o maior número de casos, pois este é o período de maior estresse dos morcegos hematófagos.


A técnica agrícola reforçou que é importante que cada produtor esteja atento aos sinais que indiquem que algum animal esteja com a raiva herbívora e que comunique a inspetoria veterinária, caso isso ocorra.


Entre os sintomas que podem ser observados no bovino se incluem a perda de apetite, inquietação, mudança de hábitos, andar cambaleante, salivação intensa, fezes secas e escuras. O animal também pode ficar agressivo em algumas ocasiões. Geralmente entorno de 10 dias após infectado a res morre.


Outra orientação importante por parte da inspetoria veterinária é que os produtores informem caso encontrem refúgios dos morcegos hematófagos.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS