Agronegócio


Futuro presidente do Banrisul diz que va aumentará atuação em agronegócio

Coutinho (E) foi apresentado em fevereiro como futuro presidente do Banrisul pelo governador Eduardo Leite
27/03/2019 Por: Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação

Indicado para a presidência do Banrisul, Cláudio Coutinho tem dado expediente no banco como conselheiro enquanto espera o processo de aprovação para o cargo, que tem de passar por Banco Central e Assembleia Legislativa. Fica em Porto Alegre de segunda a quinta, e está buscando apartamento. Prevê que deve assumir o cargo até maio. Enquanto isso, tem ouvido ex e atuais  funcionários do banco estadual e integrantes do sistema financeiro. Ex-diretor do BNDES, um de seus planos é fazer financiamentos conjuntos entre o banco de investimento e o Banrisul.

Quais serão seus desafios no Banrisul?

A primeira missão que o governador me deu é de que o banco deve aumentar a atuação em áreas em que não tem atuação expressiva em consonância com a economia do Rio Grande do Sul. Temos de aumentar expressivamente nossa participação no agronegócio, no financiamento de investimentos no Estado e na área de exportação. São três segmentos em que o banco tem presença muito aquém das que tem em outros produtos. Além de obviamente continuar todo o trabalho que já vem sendo feito de digitalização, da maneira como o banco se relaciona com seus clientes. Teremos de fazer isso de forma muito mais econômica e eficiente, usando os mecanismos digitais.

O avanço no agronegócio será mais fácil ante a intenção de reduzir do Banco do Brasil?

Para nós, é uma oportunidade de ocupar esse espaço, inclusive para não deixar o agricultor gaúcho desatendido em termos de crédito. Sabemos que temos de competir com bancos que tem forte atuação no Estado, como Sicredi, mas é um presente.

Como vai usar sua especialidade em gestão de risco?

O Banrisul é um banco muito ajustado em relação a risco. Tem risco de crédito muito baixo, porque a carteira está pulverizada em pessoas físicas. Tem pouca concentração em empresas. O grande risco é um certo descasamento estrutural, porque empresta a taxa pré-fixada para pessoas físicas e empresas e capta no pós-fixado. Estamos tratando de minimizar esse risco, que não é alto. A melhor solução provavelmente será fazer hedge (operação financeira que compensa o risco). Inclusive, tenho de aproveitar que o mercado está muito otimista e fazer hedge, o que provavelmente não será muito caro.

Os planos incluem privatização?

Minha conversa com o governador é a de compromisso de não privatizar o banco, isso está claro. Minha missão é fazer o banco crescer nas linhas que o governador indicou e melhorar a governança no que for possível. 

Qual a melhor operação para o banco, a venda de excedentes do controle ou a da administradora de cartões?

Estou me inteirando, mas ainda não tenho opinião. No caso da venda de excedentes, é uma decisão que não passa pela gestão do Banrisul. É com o governador e a Fazenda, é um investimento do Estado em última instância. No caso da cartões, sim, seria uma decisão da administração. Já li muito sobre o assunto, mas francamente ainda não consegui formar uma opinião. Tem prós e contras.

Qual será a estratégia para aumentar o financiamento de investimentos?

É fazer parceria com o BNDES, mas não no sentido de só usar o funding, mas de fazer operações conjunta e dividindo o risco para que a gente consiga passar a metodologia do BNDES para o Banrisul. Seria um trabalho muito interessante, dividindo o risco. Várias pessoas da área técnica do BNDES trabalharam comigo, há muita competência para auxiliar. O BNDES também está diminuindo muito os desembolsos, é uma excelente oportunidade para o Banrisul aproveitar essa capacidade. A agenda do governador de fazer concessões vai demandar muito investimento de infraestrutura aqui.

Não surgirão críticas ao fato de financiar concessões para agentes privados com recursos públicos?

É uma concessão. São estradas que já existem, nas quais o concessionário terá de fazer investimentos. Isso vai movimentar a economia do Rio Grande do Sul, vai gerar emprego, contratos. A melhora na infraestrutura vai gerar economia para o Estado. Não haverá venda de patrimônio público financiado, como o BNDES fez nos anos 1990. Vamos financiar o investimento e usar a modelagem que o BNDES conhece bem. Também vamos cobrar que o agente privado coloque dinheiro na mesa também, não se financia 100%.

Os papéis dos três bancos públicos gaúchos estão definidos?

Sei o que vou fazer, sei da missão que me passaram, e vou seguir à risca. Tanto BRDE quanto Badesul tem limitações de balanço.

O Banrisul tem recursos suficientes para tudo isso?

Provavelmente, se continuar esse crescimento de crédito será preciso fazer alguma operação para reforçar o capital. Mas é possível fazer por meio de instrumentos híbridos de capital e dívida, não por venda de ações. Se continuar nesse ritmo, em três ou dois anos será preciso fazer algo assim.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiakwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS