Política


“Sérgio Moro: além de traíra, mentiroso”, diz Bolsonaro em live

Ele voltou a fazer críticas ao seu ex-ministro da Justiça ao comentar comunicado da Polícia Federal ao STF
01/04/2022 O Sul

O presidente Jair Bolsonaro disse em sua live semanal, transmitida nesta quinta-feira (31), que Sergio Moro, ex-ministro da Justiça de seu governo, é “mentiroso”. O comentário foi feito quando o presidente leu uma notícia sobre o comunicado da PF (Polícia Federal) ao STF (Supremo Tribunal Federal) de que não há indícios de crime nas trocas feitas no comando da corporação. As mudanças e a suposta interferência foram umas das justificativas de Moro para deixar o governo. “Sérgio Moro: além de traíra, mentiroso,” disse Bolsonaro.


Em relatório enviado ao STF, a Polícia Federal afirma que o presidente não interferiu na corporação. A investigação sobre o caso começou há dois anos, após declarações do ex-ministro da Justiça.


Ao deixar o cargo, em abril de 2020, Moro afirmou que o presidente havia dito em uma reunião, no mesmo mês, que interferiria na superintendência da corporação no Rio de Janeiro. O ato, de acordo com as acusações, ocorreria para que o chefe do Executivo protegesse amigos e parentes no estado.


No entanto, para a PF, não foram encontrados elementos suficientes para caracterizar a eventual interferência ou a prática de qualquer crime de Bolsonaro em relação ao caso.


“No decorrer dos quase dois anos de investigação, dezoito pessoas foram ouvidas, perícias foram realizadas, análises de dados e afastamentos de sigilo telemático implementados. Nenhuma prova consistente para a subsunção penal foi encontrada. Muito pelo contrário, todas as testemunhas ouvidas foram assertivas em dizer que não receberam orientação ou qualquer pedido, mesmo que velado, para interferir ou influenciar investigações conduzidas na Polícia Federal”, destaca um trecho do relatório.


A Procuradoria-Geral da República, ao abrir a investigação, afirmou que Moro poderia ter cometido o crime de denunciação caluniosa, caso as acusações não se confirmassem. No entanto, para a Polícia Federal, o ex-ministro também não cometeu crime.


Moro desiste de se candidatar a presidente


Moro anunciou que desistiu da candidatura à Presidência da República nesta quinta-feira (31). Ele assinou a filiação ao União Brasil, deixando o Podemos. Apesar da mudança, ainda não decidiu a qual cargo concorrerá nas eleições deste ano. A expectativa é que a definição saia até julho com base na análise dos resultados das próximas pesquisas.


“O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”, escreveu Moro, nas redes sociais.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS