Agronegócio


Governo reduz ICMS para a pecuária

Atendendo a uma reivindicação do setor pecuário, o Governo baixa a pauta fiscal do ICMS; Redução supera os 50% para a categoria dos bezerros
22/03/2022 Compre Rural

A pecuária, de forma geral, vive momentos de tensão com o aumento dos custos de produção e a redução na demanda interna do país. Esse cenário, apoiado aos grandes volumes exportados nesses primeiros meses do ano, deixou regiões como Rondônia, com um diferencial de base grande em relação a São Paulo, já que não indústrias exportadoras no estado. Além da diferença entre o preço pago pela arroba para o gado gordo, atingindo até R$40,00/@, que preocupa os produtores, em Rondônia, o cenário de maior oferta de animais de reposição tem pressionado ainda mais os preços.

Para isso, abriu-se o debate para baixa do imposto sobre circulação de mercadorias, visando facilitar a saída dos bezerros para outras regiões. Uma das pautas, muito discutida pelos pecuaristas e responsáveis diretos do Governo de Rondônia, é justamente a carga tributária. Esses impostos, como o ICMS, acabam criando “barreiras fiscais” para a possibilidade de venda de lotes de reposição para estados próximos. Deixando o mercado da cria e recria pouco atrativos neste momento. Uma vitória! Essa é a palavra que a classe dos pecuaristas, principalmente aqueles que trabalham com o sistema de cria/recria, podem dizer em relação ao anúncio realizado pelo Governo do estado.

Segundo as informações, a nova pauta traz uma redução de mais da metade dos impostos, possibilitando e facilitando as negociações e escoamento desses animais para estados vizinhos. A nova pauta do ICMS de saída de bezerros para o estado está em validade desde 1/3, com a taxa reduzida em 51,37%. Porém, informantes relatam que até o momento não surtiu impacto para o setor. Especialistas dizem que o momento é de transição e que, de fato, esse impacto deve ocorrer no médio prazo. Claro, não é uma solução final e, nem tão pouco, algo para se esquecer. Entretanto, o cenário e uma decisão como essa, abre precedentes e mostra que o Governo, vem tentando abraçar o setor agropecuário no estado, trazendo maior otimismo para quem atua no setor.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS