PSDB de Dom Feliciano cobra providências do PSDB Estadual
Ex-prefeito de Dom Feliciano, Cláudio Lesnik, compartilhou em suas Redes Sociais nesta quinta-feira (17), a reivindicação do Deputado Pedro Pereira, em busca de obras emergenciais para ERS-350, que liga Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul.
"É uma vergonha ter esse trecho esquecido! Abandonado! Alô Governador, precisamos que nos ajude aqui! Tanto já pedimos, cobramos… e até hoje, recebemos somente promessas", disse o Tucano na legenda de sua publicação.
O escoamento da produção do município de Dom Feliciano, na região Centro-Sul do estado, passa pela ERS-350, que liga o município a Encruzilhada do Sul.
Há muitos anos que esta parte da ERS-350 não recebe nenhuma atenção do Estado, recebendo manutenção da Prefeitura de Dom Feliciano, que também já participou de muitas reuniões e reivindicações junto ao DAER e diferentes autoridades. No entanto, nada vem sendo feito.
O governador disse em 22/12/2019 que conhece a rodovia e havia garantido que a obra estava prevista no calendário de 2020.
Nas manifestações e até bloqueios feitos na rodovia em 2019, os usuários já reclamavam que há mais de 04 anos o trajeto estava sem atenção do estado, ou seja, desde 2015 pelo menos.
Como mostram as fotos do arquivo Donfa News onde fizemos uma breve retrospectiva das últimas reuniões pedindo providências, é notório o descaso com essa importante via de acesso que é responsável não só pela escoação da safra como também pelo tráfego dos moradores que estudam, trabalham e precisam utilizar diariamente o trajeto.
Além das despesas com a manutenção dos veículos que ficam bem maiores com a estrada quase sempre intransitável, tem o risco de acidentes e aumento no tempo de percurso. Relatam os usuários.
A Prefeitura de Dom Feliciano tem agido sempre que possível na manutenção que não é de sua obrigação, mas reconhecendo a importância dela para os munícipes, comerciantes e agricultores acaba por tomar a iniciativa. Fato que até acaba transferindo de certa forma a responsabilidade para prefeitura que muitas vezes é citada em postagens pedindo “socorro”, para manutenção.
Interessante se torna, que a cada eleição municipal ou estadual, a via é usada como “barganha, jogo, estratégia” e não é prometido apenas a manutenção como o asfaltamento da mesma.
Os últimos 04 anos foram de muitas tentativas tanto do Executivo, quanto do Lesgislativo de Dom Feliciano junto ao estado, e infelizmente nem o fato do município ter representantes do PSDB, mesmo partido do Governador foi suficiente para que pelo menos a manutenção fosse feita.
São promessas em cima de promessas, e o povo de Dom Feliciano fica dê crédulo de uma solução.
Estamos em ano eleitoral, e o assunto continua sendo apenas objeto político e de promessas.
O ano letivo inicia na próxima segunda-feira (21), tanto para as escolas municipais quanto estadual. Como fica a segurança das crianças que serão transportadas nos ônibus escolares nesse trecho? Será que mais uma vez a prefeitura terá que fazer além do seu papel e assumir o do estado novamente?
São perguntas que vemos nas redes sociais, que chegam como sugestão de pauta a nossa redação, e que sem dúvida precisam de uma resposta.