Agricultura


Produtor colhe mais de 200 sacas de milho em área irrigada

Ele cultivou dois hectares de milho com sistema de irrigação, em uma área que era utilizada com o cultivo soja no verão e pastagem no inverno
08/02/2022 Portal Clic R

O rendimento de mais de 200 sacas de milho, mesmo em um período de estiagem prolongada, deixou o produtor Waldecir Scolari, de Ipiranga do Sul, muito otimista. Ele cultivou dois hectares de milho com sistema de irrigação, em uma área que era utilizada com o cultivo soja no verão e pastagem no inverno.


A experiência com o cultivo irrigado foi compartilhada com cerca de 40 produtores e lideranças do município em Tarde de Campo, na propriedade localizada na comunidade Linha Inhaque, na quinta-feira (03), promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sicredi. Scolari contou que foi incentivado pelo extensionista rural e engenheiro agrônomo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ipiranga do Sul Bruno Utermoehl.


Na irrigação de um hectare, por exemplo, o produtor teve um custo de implantação do sistema de R$ 17 mil, com rendimento de 202 sacas. Na safra passada, sem uso da irrigação, a produtividade ficou em 160 sacas por hectare, com diferença de 40 sacas. “Fui desafiado e no início não acreditei muito que a área teria toda esta produtividade. Dá trabalho, mas compensa”, ressalta o agricultor. Com o resultado obtido, o produtor contou que já fez projeto para aumentar em mais cinco hectares a área irrigada para a próxima safra. “A ideia é chegar a 230 a 250 sacas por hectare”, projetou confiante. No total, a propriedade tem área de 27 hectares que são destinadas às culturas de soja e milho.


Para demonstrar a alta produtividade, o extensionsita e o produtor expuseram os dados da propriedade, bem como as vantagens econômicas proporcionadas pelo sistema de irrigação e os requisitos para implantar o sistema na propriedade. Dentre as exigências, Utermoehl destacou a necessidade de reservação de água em quantidade suficiente para a área a ser irrigada, energia elétrica com carga compatível com o equipamento a ser instalado, projeto técnico viável, conhecimento para manejar uma lavoura de alta produtividade e atendimento à legislação ambiental.


Para atingir esta produtividade, produtor e Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) trabalharam juntos, alcançando um resultado positivo. “A cultura do milho em todo seu ciclo precisa de no mínimo 600 milímetros de água. E com o processo de irrigação na propriedade, de setembro e janeiro, chegamos a 660 milímetros (irrigação e chuvas)”, explicou o extensionista.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS