Agricultura


Fetag-RS e entidades entregam pauta sobre estiagem e abrem negociação com o governador do Estado

Na oportunidade, parlamentares e entidades representativas dos produtores rurais e dos municípios entregaram ao governador a pauta com medidas para amenizar os prejuízos que estão sendo causados pela estiagem 
11/01/2022 FETAG-RS

No final da tarde desta segunda-feira (10), o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, representou a federação na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa com o governador do Estado, Eduardo Leite.

Na oportunidade, parlamentares e entidades representativas dos produtores rurais e dos municípios entregaram ao governador a pauta com medidas para amenizar os prejuízos que estão sendo causados pela estiagem e para garantir o abastecimento de água para consumo humano e dos animais, problema que já afeta diversas localidades do Estado.

O governador anunciou algumas medidas em apoio aos produtores rurais, dentre elas, anistia do Programa Troca-Troca de Sementes para municípios com decreto de emergência homologado; aporte para o programa de forrageiras; liberação prioritária dos recursos destinados ao Programa Avançar da Agricultura; realização de convênios com as prefeituras para auxiliar na abertura de poços, açudes, bebedores e cisternas; autorizou que a Secretaria da Agricultura trabalhe em conjunto com Governo Federal para agilizar as compras governamentais do leite e hortifrutigranjeiros; e liberação de técnicos da Emater para auxiliar nos decretos de emergência.

Leite também se comprometeu a liderar o setor na busca por apoio do Governo Federal e determinou estudos sobre recursos para subsidiar os juros de financiamentos agrícolas e intermediar para possíveis mudanças na legislação ambiental no que se refere a armazenagem de água.

De acordo com Joel, “Para um começo de negociações, a reunião com o governador foi boa, mas só os anúncios não bastam para amenizar os prejuízos registrados até agora e os que poderão afetar os agricultores. É fundamental que o Estado, a União e os municípios estendam a mão para a agricultura familiar, que sustenta a economia brasileira”.

 Joel também destacou a importância da união entre as entidades e os parlamentares, liderados pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Elton Weber, em momentos de dificuldade. “O governador entendeu nossa pauta e se comprometeu também a criar um fórum permanente para debater questões ligadas a estiagem, pois não podemos mais ficar esperando períodos como esse para correr em busca de soluções”.

Também estiveram presentes na reunião secretários de Estado (Casa Civil, Artur Lemos; Agricultura, Silvana Covatti; Planejamento, Cláudio Gastal; e Obras, José Luiz Stédile), defesa civil, parlamentares e lideranças das entidades representativas do setor.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS