Dom Feliciano


Governo libera recursos e assina contrato para estudos de viabilização de uma barragem no Arroio Sutil

Em suas redes sociais, o Prefeito Clenio Boeira da Silva afirmou ser contra a Barragem
05/01/2022 Fonte: Clic Camaquã | Edição Donfa News

Na última sexta-feira (31), o Ministério do Desenvolvimento Regional assinou, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria, o Termo de Execução Descentralizada (TED) para estudos de viabilização de uma barragem no Arroio Sutil. Os serviços serão iniciados por meio da instituição de ensino no primeiro trimestre de 2022. 

Ao se pronunciar em suas Redes Sociais, o Prefeito Clenio Boeira da Silva declarou que que é contra e sempre foi contra a Barragem, e que inclusive não foi consultado sobre o assunto.

"Surge mais uma vez a história da Barragem no Arroio Sutil. Fui contra, sou contra e serei sempre contra inundarem nossas terras mais férteis para levar água para arrozeiros, deixando cerca de 300 famílias sem terra para produzir seu sustento. O triste é que tem lideranças de Dom Feliciano a favor", declarou Clenio em sua postagem no Facebook.

Durante cerca de 15 anos, políticos e todo o setor rural de Camaquã trabalhavam no sentido de convencer o Governo Federal para disponibilizar recursos, visando a realização de estudos para aproveitamento dos recursos hídricos da bacia do Arroio Sutil. A intenção é encontrar novos meios para ampliar a irrigação e, consequentemente a produção regional. 

O valor total do contrato supera R$ 2 milhões, sendo que, somente na fase inicial serão alocados R$ 712 mil. Estes recursos foram empenhados no momento da assinatura. 

A proposta vinha sendo monitora e acompanhada em Brasília pelo deputado federal Jerônimo Goergen, pelo Senador Luís Carlos Heinze e pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Metade Sul. Todos os políticos são do Partido do Progressistas (PP).

Para o deputado estadual Marcus Vinícius, que esteve presente desde sua posse na Assembleia Legislativa em cada um dos movimentos, está conquista vai potencializar o desenvolvimento regional e abrir caminhos para o crescimento econômico.

“Estamos diante de uma grande oportunidade de fazer com que Camaquã seja reconhecida como a zona de melhor gestão hídrica do Brasil. Temos chance de potencializar nossa economia, trazendo mais empregos e renda pra toda a região”. Disse o parlamentar. 

Já o deputado federal Jerônimo Goergen, em Brasília, acredita que seja um importante avanço para a retornada de um grande projeto.

“Isto muda a realidade da produção e economia da região. Estou vibrando, depois de ter trabalhando tanto, pela conquista destes recursos e autorização dos serviços”.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS