Obituário


Ator Luis Gustavo morre, aos 87 anos, vítima de câncer no intestino

Luis Gustavo interpretou diversos personagens em novelas
20/09/2021 O Sul

O ator Luis Gustavo morreu neste domingo (19), aos 87 anos, em Itatiba (SP), devido a complicações causadas por um câncer no intestino. De acordo com informações da família, ele estava em tratamento contra a doença desde 2018.


Luis Gustavo Blanco nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934. Filho de espanhóis, ele chegou ao Brasil ainda criança. O ator interpretou Beto Rockfeller em 1968, na TV Tupi, e estreou na TV Globo em 1976.


Entre os personagens mais marcantes do artista, está o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em “Ti Ti Ti”, Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa “Sai de Baixo”, e o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca em “Elas por Elas”. Seus últimos trabalhos na Globo foram “Brasil a Bordo” e “Malhação: Vidas Brasileiras”, ambos exibidos em 2018.


“Luis Gustavo sempre se dedicou à comédia. Dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto. O intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá nos deixa hoje, dia 19, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino”, afirmou a Globo em um comunicado.


“O grande ‘Tatá’, apelido que o acompanhou por toda a vida e como era conhecido entre os mais íntimos, começou a carreira trabalhando durante cinco anos atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista”, prosseguiu a emissora.


Luis Gustavo era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli, avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores.


Colegas lamentam morte


Diversos artistas repercutiram a morte e publicaram homenagens nas redes sociais ao veterano. Miguel Falabella, com quem contracenou durante anos em Sai de Baixo, publicou um texto emocionado:


“Meu amado Tatá, eu confesso que não estava preparado para me despedir de você. Sequer sonhava com esse momento, pois além de meu ídolo, você foi uma das melhores pessoas com quem tive a oportunidade de cruzar neste plano. Que linda existência! Que vida animada!”


“Que bom saber que estaremos sempre juntos em alguma reprise no fim de noite! Muito obrigado pela amizade e pelas bolas certeiras que você deixava na cara do gol para que marcássemos o tento. Te amo para sempre!”, continuou Falabella.


Cassio Gabus Mendes, que era sobrinho de Luis Gustavo, foi um dos primeiros a dar a notícia em seu Instagram: “Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer! Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”.


“Abram-se as cortinas da eternidade para o mestre Luis Gustavo, uma paixão brasileira, uma das grandes referências para qualquer ator deste país! Foram tantos personagens icônicos, Beto Rockfeller, Mário Fofoca, Juca Pirama, Victor Valentim, Tio Vavá, todos popularíssimos!”, homenageou Lucio Mauro Filho.


Luis Gustavo também foi lembrado no mundo do futebol por conta de seu papel no filme ‘O Casamento de Romeu e Julieta’ (2005), vivendo Alfredo Baragatti, um fanático torcedor do Palmeiras que descobria que seu genro torcia para a equipe alvinegra.


O perfil oficial do Corinthians pediu “um último aplauso da torcida corinthiana”, enquanto o do Palmeiras escreveu uma nota de pesar citando a produção e prestando condolências.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS