Agronegócio


Lavouras de trigo no RS estão 25% ruins

Na região de Santa Rosa, inicia a maturação das lavouras de trigo
18/09/2020 AgroLink

Na avaliação da T&F Agroeconômica as condições das lavouras de trigo do Rio Grande do Sul encontram-se em condição 25% ruim, 28% medianas, 47% boas, contra 25% ruim, 25% médias e 50% boas na semana passada. Os novos levantamentos começam a detectar danos não vistos anteriormente. 

“Já na avaliação agronômica da Emater-RS, a semana se caracterizou no Estado por nebulosidade e pancadas de chuva, alternando com dias ensolarados e temperaturas de amenas a elevadas durante a tarde. As condições do tempo beneficiaram o desenvolvimento do trigo, principalmente pela presença de adequada umidade no solo, que permitiu a absorção dos nutrientes”, disse a T&F. 

Na região de Santa Rosa, inicia a maturação das lavouras de trigo. “Após as geadas, a produtividade esperada mudou para 2.142 quilos por hectare, com redução de 29%. O impacto nas plantas é cada vez mais visível, principalmente na fase de enchimento de grãos, na qual se visualizam as espigas brancas sem formação de grãos e outras espigas com formação e enchimento apenas parcial dos grãos”, completa. 

“Na de Frederico Westphalen, 10% das lavouras já estão na fase de maturação. A cultura segue com ótimo desenvolvimento. Passado o período de chuvas, a maior luminosidade tem favorecido a aplicação de fertilizantes e o controle de pragas, doenças e ervas daninhas. Os danos decorrentes das chuvas de granizo, ventos fortes e geadas em agosto causaram perdas estimadas em 21% na produção total, cuja produtividade inicial previa 3.420 quilos por hectare”, informa. 

Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, prosseguiram as avaliações de danos causados pelas geadas de 21 e 22 de agosto. “Em São Borja, foram efetuadas perícias de Proagro e produtores discutem alternativas para o manejo das áreas com as perdas. Em Manoel Viana, as lavouras mais antigas apresentam má formação nas espigas e há forte presença de grãos chochos”, conclui. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS