Cultura


Chama Crioula repetirá “saga” Farroupilha e cruzará rio Guaíba até Porto Alegre

Centelha será acesa em Guaíba, e será levada para a capital no barco Catamarã. Translado repete trajeto dos Farroupilhas em 1835, quando invadiram Porto Alegre, dando início à Guerra.
11/09/2020 G1

Pela primeira vez, o símbolo dos Festejos Farroupilhas repetirá o trajeto dos guerreiros que iniciaram a Revolução Farroupilha em 1835, e irá cruzar o Rio Guaíba, nesta segunda-feira. Só que em vez de barcos construídos com porongos, pegará carona no Catamarã. A centelha será acesa às 7h, sob o cipreste onde os Farroupilhas planejaram a invasão de Porto Alegre.

Depois, uma pequena cavalgada conduzirá o candeeiro até a Estação Hidroviária da cidade, para o translado pelo rio. Na chegada ao Gasômetro, na capital, a Chama será recepcionada por outro grupo de cavaleiros, que fará a condução até a Assembleia Legislativa e Palácio Piratini, onde o governador Eduardo Leite dará início oficial às comemorações dos Festejos.

Entre os cavaleiros, estará o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos, Francisco Fleck e o presidente do Instituto Cavalgada do Mar, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer. É a primeira vez integrantes de entidades irmãs são convidadas para a cavalgada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Isso demonstra a unidade e o verdadeiro sentido pelo qual estamos festejando. Lutamos pelos mesmos ideais em nossas instituições, sempre preservando nossa tradição e cultura e mantendo viva essa chama Farroupilha em nossas atividades”, destaca Adriano Pacheco, vice-presidente Campeiro do movimento.

Toda a cerimônia, de Guaíba a Porto Alegre, será transmitida ao vivo, pela TV Assembleia e página do Facebook do MTG. À noite, a emissora do parlamento transmite uma encenação sobre a invasão de Porto Alegre pelos Farroupilhas, em live transmitida do Teatro Dante Barone, a partir das 19h.

“Este ano não tivemos aquela tradicional cerimônia, com centenas de cavaleiros para espalhar a chama para todo o estado. Mas acredito que este evento será marcante pois relembrará o ato heroico de nossos guerreiros, que arriscaram suas vidas por um Rio Grande mais forte e independente”, diz a presidente do MTG, Gilda Galeazzi.

Já o presidente da Assembleia, Ernani Polo, entende que a cerimônia para relembrar o ato heroico dos Farroupilhas reforça os laços dos gaúchos com a sua cultura e história.

“A celebração deste momento, com o translado da Chama Crioula, a partir da centelha acesa no Sítio Histórico em Guaíba e trazida para a Capital no barco Catamarã, sem dúvida é uma ação que só reforça nossos laços e nossa cultura, pois mantemos a tradição de celebrar a maior data estadual com o acendimento da chama crioula que também será realizada na esplanada da Assembleia Legislativa nesta segunda feira”, afirma Polo.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS