Colunistas


Flamengo atropela o Grêmio, leva torcida ao êxtase e vai à final da Libertadores

24/10/2019 Marcelo Tafernaberry
Marcelo Tafernaberry - Lelo Fit – Centro de Treinamento
Marcelo Tafernaberry - Lelo Fit – Centro de Treinamento

Flamengo compra a ideia do Mister  e confirma nos cento e oitenta minutos a superioridade. Flamengo foi superior taticamente e fisicamente. Qual é a ideia do Mister? É fazer o Flamengo jogar em campo ofensivo com ou sem a posse de bola. O meio flamenguista é hoje o meio campo mais forte que tem no futebol brasileiro. Não existe hoje equipe no futebol brasileiro capaz de fazer frente ao Flamengo. Além da qualidade técnica a força empregada é muito grande. Estou comentando isso desde o primeiro jogo. O Flamengo não é o Barcelona brasileiro porque joga diferente. Mas faz frente a qualquer equipe Europeia. 

Os jogadores brasileiros vão ter que aprender a jogar sem a posse de bola. E quando a equipe está sem a posse também se joga ocupando os espaços, dobrando a marcação, pressionando no campo de jogo o portador da bola e o mais importante marcando o adversário seja como for individual, na zona ou mista. E assim está jogando o Flamengo sem a posse de bola. Mas acredito que maior das diferenças esta na força. O Flamengo é a equipe mais forte no campeonato brasileiro. Impõe uma marcação com força e imposição física é a característica de equipes Europeias. 

O Flamengo do Mister joga joga e joga. Não poupa seus jogadores nem que fosse para jogar contra o Arapiraca. E o que isso quer dizer? Que com toda tecnologia que os clubes têm qual seria o motivo dos jogadores serem poupados? O Barcelona, por exemplo, Messi a maior estrela da equipe joga todos os jogos. Não importa se é a Copa do Rei, Campeonato Espanhol ou Champions está sempre a jogar. Especificidade ao esporte assim treina os Europeus. Treino é jogo e jogo é treino. 

O que poderia fazer o Grêmio contra o Flamengo? Nada a não ser o que fez nos primeiros 45 minutos da partida no Maracanã. De resto o Grêmio não poderia fazer mais nada. Não que o Grêmio escalado com todos os seus titulares não fizesse frente ao Flamengo. O Grêmio começou a perder suas forças quando perdeu Leonardo na lateral e Jean Pierre no meio. O abatimento total da equipe veio quando perde Luan, que talvez, fosse a ultima carta de Renato. Isso tudo antes da semifinal. 

O Grêmio vai ter que retornar do Rio repensando sua equipe e sua forma de treinar. Isso é o que faz os grandes, se recolhem e repensam tudo o que aconteceu. E os analistas de desempenho do Grêmio podem fazer isso em detalhes. Começa pelos goleiros Paulo Vitor demonstra insegurança em partidas decisivas, lateral direita precisa de reposição urgente, lateral esquerda Cortez não tem mais o vigor físico de quando chegou ao Grêmio. No meio campo Michel não viu a cor da bola, Mateus Henrique é muito fraco na marcação e Maicon até marca, mas é lento e não tem mais a recuperação que se exige de um meia quando perde a posse de bola. O setor de criação sem Jean Pierre e Luan fica totalmente desfalcado. No ataque falta definir se quer um centro avante fixo ou atacante o Diego Tardeli serve, mas terá que buscar um centro avante clássico. Ou o Grêmio vai penar para fazer gol no restante do Campeonato Brasileiro. Quanto ao treinamento Renato terá que calçar as sandálias da humildade e ir para academia. Se o futebol for visto pelos olhos das ciências nem tudo está inventado. 


MAIS DO COLUNISTA

  • 1

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS