Colunistas


Jornalismo Universitário

Lenise Slawski Soares
06/03/2019 Aline Rosiak - Donfa News
Lenise Slawski Soares
Lenise Slawski Soares

Pra quem é da área comunicação, nunca será difícil escrever, a não ser que seja para falar da gente mesmo. Essa é uma tarefa um pouco mais complicada, mas como é só dessa vez, vou me esforçar para que os leitores possam conhecer um pouco da história daquela que vai vir aqui no Portal trazer outras tantas histórias para vocês.

Eu sou a Lenise Slawski Soares, filha de Dom Feliciano e como o sobrenome entrega, de origem polonesa, da qual me orgulho muito. Pisciana de 24 anos, fotógrafa e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas. 

Saí da “terrinha” assim que terminei o ensino médio e me aventurei em uma cidade da qual só conhecia os doces e a praia do Laranjal, para ir atrás de um sonho que ainda parecia um tanto distante. Entrei na UFPel no primeiro semestre de 2014 para cursar Letras, já que não fui chamada para o curso que desejava. Foram 2 anos me revezando entre a faculdade de Letras, algumas cadeiras do curso que eu queria realmente fazer e os trabalhos de fotografia. No último semestre de 2015 ainda encarei a rotina das tardes de um curso preparatório pré-enem. 

Chegou 2016 e com ele a tão sonhada vaga no curso de JORNALISMO, assim mesmo, com letras maiúsculas, porque o sonho sempre foi grande (ainda continua sendo). Depois de já ter feito quatro bons semestres dentro da UFPEL e já ter entendido que nada cai do céu na universidade pública, comecei, desde o início do curso, a correr atrás de oportunidades. Sempre fui muito metida (como diria minha mãe) e inquieta e isso talvez tenha me trazido onde estou hoje. 

Meu primeiro estágio chegou em 2017, na área de Assessoria de Imprensa de uma Instituição de Pelotas. Depois disso, algumas outras experiências me fizeram acreditar mais em mim. Ainda no mesmo ano, comecei outro estágio na TV Câmara Pelotas. Em 2018, optei por desistir de um dos estágios e encarar um desafio ainda maior: ser fotógrafa na Câmara Municipal de Pelotas. Trabalhar das 8h às 18h não parecia uma tarefa fácil, mas eu nunca fui de ter medo dos desafios e acreditei que não seria naquele momento que isso aconteceria. Além disso, uma das partes mais gratificantes da faculdade foi ter a chance de apresentar o programa de TV da Universidade. Foram 6 meses a frente do Em Pauta TV UFPEL. 

Desde o início da faculdade de Jornalismo, já se passaram 3 anos. Entrando no último ano e vendo a formatura se aproximar, não tenho dúvida de que todas as escolhas que fiz me trouxeram uma carga para me tornar a Lenise de 2019. Hoje sou fotógrafa na Câmara Municipal em um período do dia, social media, repórter e apresentadora de um programa na TV Câmara no outro e estudante de Jornalismo no terceiro turno do dia. Claro, sem deixar de lado os trabalhos de fotografia em eventos e ensaios, que eu tanto amo! Minha rotina é contar histórias de pessoas, de lugares, de coisas inusitadas, outras nem tão boas, mas todas com o objetivo de mostrar o mundo como ele é, conectar vidas e deixar momentos registrados e eternizados, seja através de uma reportagem ou de uma fotografia. 

Mas por que contar esses detalhes da minha trajetória? Para incentivar e para mostrar que nada nesse mundo é impossível, desde que acreditemos e coloquemos fé nos nossos sonhos. E é isso que quero mostrar para vocês daqui para frente: sonhos que se tornaram realidades e trajetórias de tantos outros filhos de Dom Feliciano que estão conquistando o mundo! 


MAIS DO COLUNISTA

FACEBOOK

1Tabacos Muller

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS